Lei Ordinária nº 9.432, de 02 de agosto de 2024
JUSTIFICATIVA
Nadir Alves Gontijo nasceu em Divinópolis no dia 11 de maio de 1931. Casou-se com Francisca Gontijo, e dessa união nasceram oito filhos, vinte netos e vinte e um bisnetos. Senhor Nadir, como era carinhosamente chamado, teve uma vida ativa na política de Divinópolis e foi vereador durante seis mandatos consecutivos, de 1954 a 1980. Em 1982, venceu a eleição como primeiro suplente e participou de projetos e leis municipais, sempre com o olhar voltado para o bem do povo e o progresso da nossa cidade.
Homem de fé inabalável e de coração caridoso, sempre se envolveu com os movimentos da Igreja Católica. Foi membro do grupo de oração carismático “Água Viva”, cursilhista e missionário durante a celebração da Semana Santa, confrade na Conferência São Vicente de Paulo e também fundador da Conferência Feminina “Santa Mônica”, no bairro São Sebastião.
Ajudou a construir as igrejas Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e seu salão comunitário, Nossa Senhora das Candeias, Santa Terezinha do Menino Jesus, além da Vila Vicentina “Frederico Ozanam” e do Clube dos Metalúrgicos, sempre com doações e envolvimento nas campanhas de arrecadação, barraquinhas e almoços dominicais.
Teve uma vida de muita oração e ação, sempre com um olhar cuidadoso para com as pessoas ao seu redor, fazendo doações de cestas básicas e xarope natural para aliviar a tosse de milhares de pessoas.
Mudou-se para o bairro Jardim das Oliveiras por volta de 1988, após ficar viúvo, e continuou sua trajetória de ajudar a todos que o procuravam. Como pai, sempre foi o esteio e o porto seguro da família. Em 2011, foi diagnosticado com Alzheimer após sofrer um AVC e ficou acamado durante quase dez anos, vindo a falecer no dia 26 de janeiro de 2021. Deixou o legado de oração e ação, de fazer o bem sem olhar a quem e de mostrar que é possível ser político e honesto.