Lei Ordinária nº 9.498, de 26 de dezembro de 2024
JUSTIFICATIVA
Otaviano Bernardino da Silveira nasceu em 8 de agosto de 1931, na zona rural de Cabrais, distrito de Santo Antônio do Monte/MG. Foi filho de Luiz Bernardino da Silveira e Maria Antônia da Conceição. Casou-se com Maria da Conceição Silveira, com quem teve 8 filhos: Jurair, Delvair, Jair, Jurandir, Jadir, Almir, Arlene e Sandra.
Em 1971, mudou-se para Divinópolis com toda a sua família para tratar uma úlcera que o estava impossibilitando até de exercer suas atividades, incluindo o trabalho. Pensando nisso, ele comprou um pequeno comércio onde seus 4 filhos mais velhos trabalhavam, vendendo laranjas e bananas nas residências para ajudar o pai nas despesas. Pouco tempo depois de sua mudança, Otaviano foi operado e conseguiu restabelecer sua saúde.
Assim que chegou a Divinópolis, foi convidado a participar da Conferência Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), onde se tornou presidente e dedicou grande parte do seu tempo realizando ações que ajudavam as pessoas mais necessitadas, auxiliando-as no encaminhamento de aposentadorias através do Ruralista. Além disso, levou inúmeras pessoas a Belo Horizonte e a cidades vizinhas para tratarem de sua saúde.
Otaviano foi um cristão católico dedicado, sempre esteve envolvido nas ações da igreja e também ajudava na organização e realização das barraquinhas em prol da Igreja de São José Operário. Ele foi um homem que conquistou a confiança dos padres que estiveram à frente da igreja: o Padre Pedrosa, Padre Demóstenes, Padre Almir e Padre Geraldo, sendo considerado o braço direito deles.
Além disso, Otaviano também participou da Associação dos Moradores dos bairros São José e Bela Vista, juntamente com Fio Corgozinho e outros companheiros, que juntos lutaram e trouxeram várias benfeitorias para a região com o apoio dos agentes políticos da época, como a abertura de vias, extensão de energia e água. Conseguiu viabilizar o espaço na associação para implantar o Clube de Mães, além de cursos de bordado e costura. Na associação, também existia um grupo de pessoas que realizava reformas e construía casas para pessoas carentes.
Em 2021, Otaviano faleceu, deixando um grande legado de amor ao próximo, dedicação e fé. Até hoje, o Sr. Otaviano é lembrado com carinho pelas pessoas que receberam a sua ajuda. Várias pessoas se aproximam de seus filhos e dizem: “O que o seu pai fez por nossa família, só Deus pode compensar o que ele realizou em nossas vidas.”
Otaviano Bernardino deixou um lindo legado de dedicação e amor ao próximo. Diante do exposto, e por sua linda trajetória de vida será eternizado com a homenagem da denominação da praça no bairro Belvedere, neste Município de Divinópolis.
ATENÇÃO
O SAPL tem cunho informativo e educativo, sendo a fonte de publicação eletrônica do Processo Legislativo da Câmara Municipal de Divinópolis, dada sua capacidade de abrangência. Porém, não dispensa a consulta aos textos oficiais para a prova da existência de direito, nos termos do art. 337 do Código de Processo Civil.
A compilação tem por finalidade abreviar e facilitar a consulta às fontes de informação legislativa. A compilação de Leis do Município de Divinópolis é uma iniciativa mantida pela Secretaria Legislativa da Câmara, em respeito à sociedade e ao seu direito de acesso à informação, com finalidade de facilitar a pesquisa de leis e suas relações.
Assim, dadas as limitações existentes, essa compilação é um facilitador de pesquisa, mas não resume todo o processo e não deve, no estágio atual, ser a única referência.