Resumo (55ª Ordinária da 93ª Sessão Legislativa da 24ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 19/09/2019 - 14:00
Encerramento: 19/09/2019 - 16:34



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Rodrigo Kaboja / PSD
Vice-Presidente: Marcos Vinícius Alves da Silva / PROS
1º Secretário: Renato Ferreira / PSDB
2º Secretário: Nêgo do Buriti / PEN



Lista de Presença na Sessão
Adair Otaviano / MDB
Ademir Silva / PSD
César Tarzan / PROGRESSISTAS
Dr. Delano / Sem partido
Eduardo Print Júnior / SOLIDARIEDADE
Janete Aparecida / PSD
Josafá / CIDADANIA
Marcos Vinícius Alves da Silva / PROS
Matheus Costa / CIDADANIA
Nêgo do Buriti / PEN
Renato Ferreira / PSDB
Rodrigo Kaboja / PSD
Roger Viegas / PROS
Zé Luiz da Fármacia / PMN






Expedientes
2. Ata da reunião anterior:

Discutida e aprovada a ata da Reunião anterior.

3. Leitura de Correspondência:

DO LEGISLATIVO: Ofício nº 141/2019, de 18/09/2019 do Vereador Sargento Elton, justificando sua ausência na Reunião Ordinária do dia 19/09/2019.

D
O EXECUTIVO: Ofício/SEGOV-1076/2019, de 18/09/2019 da Secretaria Municipal de Governo, respondendo Indicações dos Senhores Vereadores: CM-663/2019, de autoria do Vereador Sargento Elton – respondida pelo Ofício 219/2019 – SEPLAN; CM-716/2019, de autoria do Vereador Sargento Elton – respondida pelo Ofício 410/2019 – SEPLAN; CM-726/2019, de autoria do Vereador Sargento Elton – respondida pelo Ofício 411/219 – SEPLAN; CM-754/2019, de autoria do Vereador Sargento Elton – respondida pelo Ofício 733/2019 – SEPLAN; CM-748/2019, de autoria do Vereador Edsom Sousa – respondida pelo Ofício 401/2019 – SEPLAN; CM-821/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondida pelo Ofício 1402/2019 – SETTRANS; CM-869/2019, de autoria do Vereador Roger Viegas – respondida pelo Ofício 1404/2019 – SETTRANS; CM-871/2019, de autoria do Vereador Roger Viegas – respondida pelo Ofício 1405/2019 – SETTRANS; CM-894/2019, de autoria do Vereador Eduardo Print Júnior – respondida pelo Ofício 1410/2019 – SETTRANS; CM-905/2019, de autoria do Vereador Matheus Costa – respondida pelo Ofício 1412/2019 – SETTRANS; CM-924/2019, de autoria do Vereador Nêgo do Buriti – respondida pelo Ofício 1418/2019 – SETTRANS: CM-907/2019, de autoria do Vereador Ademir Silva- respondida pelo Ofício 974/2019 – SEMFOP. Ofício/SEGOV-1079/2019, de 18/09/2019 pela Secretaria Municipal de Governo, respondendo Requerimentos dos Senhores Vereadores: CM-124/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondido pelo Ofício 723/2019 – DICAF; CM-322/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondido pelo Ofício 797/2019 – Gabinete; CM-312/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondido pelo Ofício 977/2019 – SEMFOP; CM-310/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondido pelo Ofício 976/2019 – SEMFOP; CM-320/2019, de autoria da Vereadora Janete Aparecida – respondido pelo Ofício 982/2019 – SEMFOP; CM-245/2019, de autoria do Vereador Sargento Elton – respondido pelo Ofício 402/2019 – SEPLAM; CM-130/2019, de autoria do Vereador Edsom Sousa – respondido pelo Ofício 397/2019 – SEPLAM.

4. Tribuna Livre:

Professor Gilson da Silva que se inscreveu para agradecer ao apoio dado aos alunos da escola Antônio da Costa Pereira.

5. Apresentação de Proposição:

INDICAÇÕES: CM-953/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado o calçamento da Rua Zomar Nogueira, entre a Rua Caubi Notini e Fábio Botelho Notini, no bairro Santos Dumont; CM-954/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado o calçamento da Rua Pedestre, entre a Rua Honduras e Canadá, no Bairro Vale do Sol; CM-955/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado o calçamento da Rua Gustavo Machado entre a Rua João Severino de Azevedo e final da rua, no bairro Interlagos; todas de autoria do Vereador Adair Otaviano. CM-920/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado instalação de um redutor de velocidade na Rua Guaraci Gomes na entrada do bairro Residencial São Frei Galvão; de autoria da Vereadora Janete Aparecida. CM-941/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado um paliativo, patrolamento e cascalhamento na Rua José Garcia Marques, entrada principal do Bairro Jardim Copacabana; CM-948/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado patrolamento e cascalhamento da Rua Oiapóque entre as Ruas Paquetá e Conde Kelidonia, no Bairro Jardim Floramar; CM-960/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado operação tapa-buracos na Rua Alzira Fonseca, entre Bolívia e Estados Unidos, no Bairro Santa Rosa; todas de autoria do Vereador Raimundo Nonato. CM-957/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado operação tapa-buracos na Rua Sinhô Máximo, no Bairro Danilo Passos; CM-958/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado operação tapa-buraco na Rua Caju, no Bairro Primavera; CM-959/2019 solicitando ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado que seja construída travessia para pedestres na Rua Bolívia, próximo ao CMEI Maria da Conceição, no Bairro Nações; todas de autoria do Vereador Nêgo do Buriti.

REQUERIMENTOS: CM-346/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado as seguintes informações: quantidade de pacientes que se encontram internados na UPA atualmente; quantidade de pacientes que aguardam vagas ou procedimentos em casa e que estão cadastrados na Unidade de Pronto Atendimento; quantidade de pacientes que aguardam procedimentos ortopédicos; quantidade de pacientes com diagnóstico de procedimento com avaliação de alta, média e baixa complexidade, avaliados pela Unidade; informar se atualmente possui um servidor municipal, responsável por acompanhar as vagas e auditar os leitos junto ao Complexo de Saúde São João de Deus; qual o critério necessário para a utilização do leito municipal; informar se existe possibilidade de um paciente ocupar um leito municipal por período superior a 7(sete) dias; quantidade de pacientes que foram encaminhados/admitidos para tratamento no Complexo de Saúde São João de Deus nos meses de agosto/2019 e setembro/2019, bem como a avaliação de complexidade; qual a quantidade de leitos disponíveis ao SUS, que dispõe o Complexo de Saúde São João de Deus; de autoria do Vereador César Tarzan. CM-333/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado informações sobre quanto o Município gastou com aluguéis sociais nos últimos 10 anos; CM-334/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado que solicite à Defesa Civil laudo técnico de vistoria de área formada por uma grande erosão, dentro da extensão da Rua Medina, no Bairro Bela Vista; CM-335/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado que solicite ao Serviço Social do Loto, informações sobre o estoque de urnas funerárias, quantidade e modelo disponíveis no município; CM-336/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado informações dos motivos pelos quais o Plano de Trabalho da entidade Samaritana, aprovado e publicado em maio, o gestor do FIA ainda não liberou; CM-337/2019 requerendo ao Senhor Prefeito Galileu Teixeira Machado que se faça a prestação de contas de como se deu a utilização da massa asfáltica, comprada para o serviço de recapeamento e tapa-buracos nas vias da cidade; todos de autoria da Vereadora Janete Aparecida.

6. Apresentação de Relatório de Comissão:

Não houve manifestação dos Senhores Vereadores.

7. Pronunciamento dos Vereadores:

Utilizaram o espaço os Vereadores: Dr. Delano; Rodrigo Kaboja; Roger Viegas; Josafá; Ademir Silva; Janete Aparecida; Renato Ferreira; Adair Otaviano; César Tarzan – aparteado pelo Vereador Marcos Vinícius; Matheus Costa; Marcos Vinícius.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Adair Otaviano / MDB
Ademir Silva / PSD
Dr. Delano / Sem partido
Janete Aparecida / PSD
Marcos Vinícius Alves da Silva / PROS
Matheus Costa / CIDADANIA
Nêgo do Buriti / PEN
Renato Ferreira / PSDB
Roger Viegas / PROS
Zé Luiz da Fármacia / PMN



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Resolução nº 3 de 2019
Turno: Único
Autor: Mesa Diretora - Mesa Diretora
Processo: 3/2019
Define o rito das Audiências Públicas realizadas pelo Poder Legislativo Municipal de Divinópolis.
Pedido de Vista

Obs.: de 7 dias pela Verª. Janete Aparecida
2 - Projeto de Lei Complementar Executivo Municipal nº 7 de 2019
Autor: Galileu Machado - Prefeito
Processo: 7/2019
Dispõe sobre a Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor - SMDC, institui a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - CONDECON e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa de Consumidor - FMDC, e dá outras providências.
Retirado(a) pelo Presidente (art. 72, VIII RI)
3 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 52 de 2019
Turno: Único
Autor: César Tarzan
Processo: 52/2019
Dispõe sobre a determinação de afixação de placas de identificação de número em terrenos baldios existentes no município de Divinópolis.
Apreciação prejudicada pela ausência do(a) autor(a)
4 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal nº 51 de 2019
Autor: Galileu Machado - Prefeito
Processo: 51/2019
Dá nova redação ao título da Subseção I, da Seção III, do Capítulo II, e aos arts. 31, 34 e 35 da Lei 8.480, de 23 de julho de 2018, que dispõe sobre a Organização e Estrutura Administrativa do Poder Executivo do Município de Divinópolis - Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia - SEMAD
Retirado(a) pelo Presidente (art. 72, VIII RI)
5 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 72 de 2019
Autor: Josafá
Processo: 72/2019
Dispõe sobre a obrigatoriedade, no Município de Divinópolis, da divulgação de informações sobre obras públicas paralisadas, contendo os motivos, tempo de interrupção, nova data prevista para término e dados do órgão público e empresa responsáveis pela obra.
Retirado(a) pelo Presidente (art. 72, VIII RI)
6 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 73 de 2019
Autor: Josafá
Processo: 73/2019
Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixar placas ou cartazes em locais visíveis e de fácil acesso, em todas as repartições públicas no município, para divulgar o direito da não obrigatoriedade de reconhecimento de firma e autenticação de cópias em cartório para utilização em atos e procedimentos administrativos, conforme Lei Federal no 13.726 de 08 de outubro de 2018.
Retirado(a) pelo Presidente (art. 72, VIII RI)
7 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 78 de 2019
Autor: Ademir Silva
Processo: 78/2019
Dispõe sobre a denominação da rua (B) no bairro Altaville , neste município, com o nome de Jania Aparecida Coelho.
Aprovado(a)



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Projeto de Resolução nº 3 de 2019
  • Adair Otaviano - Não Votou
  • Ademir Silva - Não Votou
  • Dr. Delano - Não Votou
  • Eduardo Print Júnior - Não Votou
  • Janete Aparecida - Não Votou
  • Josafá - Não Votou
  • Marcos Vinícius Alves da Silva - Sim
  • Matheus Costa - Não Votou
  • Nêgo do Buriti - Não Votou
  • Renato Ferreira - Não Votou
  • Rodrigo Kaboja - Não Votou
  • Roger Viegas - Não Votou
  • Zé Luiz da Fármacia - Não Votou
  • Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 78 de 2019
  • Adair Otaviano - Sim
  • Ademir Silva - Sim
  • Dr. Delano - Sim
  • Janete Aparecida - Sim
  • Marcos Vinícius Alves da Silva - Não Votou
  • Matheus Costa - Sim
  • Nêgo do Buriti - Sim
  • Renato Ferreira - Sim
  • Roger Viegas - Sim
  • Zé Luiz da Fármacia - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 73 de 2019 Matéria não votada
    Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 72 de 2019 Matéria não votada
    Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal nº 52 de 2019 Matéria não votada
    Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal nº 51 de 2019 Matéria não votada
    Projeto de Lei Complementar Executivo Municipal nº 7 de 2019 Matéria não votada